Microsoft sorteia uma Xbox 360!

A Microsoft, nosso patrocinador Ouro, irá estar presente no WordCamp com uma apresentação durante a hora do almoço,  para quem quer saber como instalar e configurar em minutos e com muito pouco esforço uma plataforma WordPress sobre Windows.

Nesta sessão irão mostrar como utilizar o Microsoft Web Platform
Installer e o Webmatrix para atingir esse objectivo.

No final até poderá sair duplamente vencedor pois irão sortear uma
Xbox 360 de 250Gb com Kinect e jogo Adventures!

Publicado em Patrocinador | Etiquetas , , , | Comentários fechados em Microsoft sorteia uma Xbox 360!

WordCamp Lisboa: o guia completo

Este é o guia para o dia do WordCamp, para tentar que tudo corra sem problemas e que o evento seja memorável para todos os envolvidos.

Aproveitamos também para deixar a nota que a organização deste WordCamp é composta por autores, developers e designers, não por profissionais de organização de eventos… Aliás já ninguém de nós se lembra quem teve a peregrina ideia de organizar um WordCamp desta dimensão e já estamos a ponto de ponderar se não tínhamos feito melhor em aproveitar o dia para ir à praia, em vez 😛

Por isso tudo, precisamos da sua ajuda também, começando pelo guardar do link para este artigo.

Antes durante e depois

Divulgue o WordCamp em todo o lado! Twitter, Facebook, Flickr, YouTube, Vimeo,… mas sempre com esta tag: #wclx11, seja qual for o site em que divulga. Queremos ser nada mais nada menos do que trending topic durante todo o Sábado! Além do mais, isto torna muito mais fácil a edição de conteúdo para os artigos após o evento.

Se precisa dos links “oficiais”, são estes:

Já pedimos para usar sempre a tag #wclx11? Não? Então por favor use, sempre.

No dia

Como chegar

Consulte a página de localização para saber como chegar ao Auditório. Se tem dúvidas (o campus é grande), pergunte pelo Auditório Agostinho da Silva. Consulte este link para o Google Maps para ver o caminho para lá chegar, a partir da rua.

Para quem vem de carro

Não é permitido o estacionamento dentro das instalações da Universidade. Sendo um fim de semana, não deve haver problema em estacionar nas redondezas, sobretudo nos parques de estacionamento por baixo do viaduto. Tenha só presente que no Sábado há jogo em Alvalade e que quanto mais perto deixar o seu carro do estádio, mais complicada pode ser a saída ao final do dia.

Acreditação

A primeira coisa a fazer quando chegar é dirigir-se às mesas de acreditação, dentro do auditório. Traga o seu bilhete impresso ou no seu smartphone. Se não puder trazer nem um nem outro, traga um documento de identificação e indique o seu nome. Depois de registado, um voluntário irá entregar-lhe o seu badge de identificação com uma fita, uma t-shirt no tamanho que indicou e outras coisinhas. Não perca o badge nem o deite fora após o evento (já explicamos mais à frente)!

Wifi

Existe internet sem fios no recinto. O nome será anunciado na abertura ou em cartazes nas paredes. Encorajamos todos os participantes a ligarem-se assim que chegarem, mas só pedimos para evitarem exageros, já que a capacidade da rede tem limites. Assim, tente não ter todos os seus dispositivos ligados ao mesmo tempo (telefone, tablet, portátil, etc.), para tentar que a rede funcione de maneira ideal para todos.

Video

Todo o evento será filmado e disponibilizado em live streaming e esperamos ter o link correcto e configurado até ao final do dia de hoje. Se não, e se por acaso faz tenções de ver o WordCamp a partir do seu computador, mantenha-se atento à nossa timeline do Twitter, onde iremos anunciar o link assim que este estiver disponível.

Apresentações

Todas as apresentações têm uma duração de 30 minutos, divididos entre 20 minutos de apresentação e 10 de perguntas e respostas. Aproveite para perguntar o que quiser! Se não conseguir fazer a sua pergunta, não hesite em falar com o apresentador durante os intervalos, o almoço ou até na festa.

Tome nota que todos os horários publicados serão seguidos à risca, para evitar atrasos. Não conte com o tão português “de certeza que não começam mesmo à hora x”.

Também, o espaço é limitado; vamos ter que ficar todos juntinhos e muito amiguinhos, sem cadeiras vazias entre cada pessoa 🙂 Por favor tente também não ficar de pé. Os corredores são necessários para a circulação e muitas pessoas de pé podem representar um risco de segurança.

Intervalos

Estão planeados dois intervalos, um de manhã e outro à tarde, durante os quais será servido café. Como o espaço no átrio do auditório é reduzido, por favor tente evitar aglomerações de pessoas dentro do mesmo.

Prevê-se bom tempo para Sábado, de maneira que aproveite o ar fresco para recarregar baterias entre as apresentações.

Almoço

Como já anunciado, será servido um almoço leve e 100% biológico a todos os participantes. Siga as indicações dos voluntários sobre como e onde ir buscá-lo e sobre as zonas que pode usar para comer e sobre o que fazer com restos e embalagens. Comer dentro do auditório é estritamente proibido.

Fecho

Durante a sessão de fecho será sorteado aleatoriamente tudo o que os patrocinadores disponibilizaram para o evento: 3 licenças PollDaddy, 3 licenças VaultPress e uma xBox. Cuidado que se o seu nome for chamado e não estiver presente, o prémio é atribuído ao nome seguinte. Os nomes são os que constam do badge. A organização e staff estão excluídos da lista de potenciais sorteados.

No final do evento, por favor devolva a fita (e apenas a fita) do seu badge. Estas fitas pertencem à WordPress Foundation e são para serem usadas nos WordCamps na Europa. Por favor não a leve consigo. Pode pensar que “é só uma, ninguém dá por nada”, mas se toda a gente pensar assim, ficamos sem fitas 😛

Em geral

Ajude-nos a tentar deixar o espaço como o encontrámos. Coloque o lixo nos recipientes apropriados, mesmo que não seja o seu. Qualquer problema pode ser resolvido por alguém que tenha um badge com a indicação STAFF. Não hesite em perguntar.

Depois

Festa!

O seu badge (que não deitou fora, pois não?) dá-lhe direito a duas bedidas grátis tais como cervejas, águas e bebidas “brancas” (Gin, Vodka, Whisky novo, etc…). Sigas as intruções do pessoal do Clube Ferroviário.

Venha! Num típico WordCamp, este é o momento que normalmente mais fica na memória (para algumas pessoas é o que menos fica…)

Nos dias a seguir

Escreva um artigo no seu site, divulgue fotos e videos, diga-nos o que correu bem, o que correu menos bem, enfim tudo o que achar relevante partilhar. Queremos muito saber a opinião de todos.

Finalmente

Já tínhamos mencionado para usar sempre a tag #wclx11? Não? Então por favor use, sempre.

Até Sábado!

Publicado em Geral | Etiquetas , | 2 comentários

Quem disse que “almoço grátis é coisa que não existe”?

Não sabemos quem foi, mas estava enganado.

Aos participantes do WordCamp será oferecido não só o almoço como também dois coffee-breaks (de manhã e de tarde), em colaboração com a Origem, especialistas em cozinha biológica, tudo em  embalagens 100% recicláveis.

Assim, além de vir conhecer os WordPressers portugueses e não só, ainda lhe oferecemos comida saudável para o manter em forma na maratona de Sábado 😉

Não se esqueça de visitar e gostar da página da Origem no Facebook!

Publicado em Geral | Etiquetas , , | Comentários fechados em Quem disse que “almoço grátis é coisa que não existe”?

WordCamp esgotado

Em Junho dizíamos, a medo, que:

venha ao WordCamp, antes de tudo o mais. A lotação não é infinita, mas queremos esgotá-la

Nunca ninguém da organização achou que isso ia acontecer, mas ontem esgotámos a lotação por completo, 3 dias antes do evento! (e agora é que estamos todos mesmo nervosos…). Vão estar presentes mais de 180 participantes, o que mostra não só o interesse neste primeiro evento em Portugal dedicado em exclusivo ao WordPress, como também nos dá muito optimismo quanto a futuros meetups e quem sabe outros WordCamps por esse país fora.

Temos imensa pena dos que não chegaram a tempo e que não vão poder estar presentes. Infelizmente o espaço físico é limitado não cabe mesmo mais ninguém. Para todos eles vamos garantir uma cobertura exaustiva através do Twitter, Facebook e ainda livestreaming gratuito de video, para que não percam o mais pequeno pormenor deste WordCamp, que se anuncia épico. E já agora, não se preocupem; este é só o primeiro. Vai haver mais e melhor 😉

Obrigado a todos os que se registaram, aos patrocinadores, aos organizadores e a todos os que ajudaram a divulgar este dia.

Publicado em Geral, Registo | Etiquetas | Comentários fechados em WordCamp esgotado

Em que a Ana Silva explica porque é que vem falar

A Ana Silva, que foi uma das primeiríssimas convidadas a falar neste WordCamp, escreveu um artigo sobre o porquê de ter aceite o convite.

Queria destacar esta parte:

I’ll be stepping out of my comfort zone. Let me explain: looking at the lineup of speakers and their topics it really scares me. I have no coding/computing skills (trial and error doesn’t count, right? and I fear that my talk will be the alien one on the program (I’m hoping that they reeeeaaaally like alien stuff ). But truth is that serendipity and new ideas happen at the edge of one’s areas of expertise so I like to attend events that have little to do with what I do or know. So I’m expecting to learn some new things there!

Ana: we reeeeaaaally like alien stuff 🙂 essa foi a razão pela qual te convidámos. Além de sermos todos fãs das tuas apresentações (particularmente a muito discutida Serendipity, na Switch 2011), claro.

O facto de não teres (ou de dizeres que não tens) competências mais geeks é precisamente o que torna a tua apresentação interessante; por um lado dá-te a oportunidade de conheceres quem está nos bastidores da ferramenta que usas e constatares que vivem no mesmo planeta que tu, por outro, e isto é talvez mais importante mostra-nos a nós o WordPress do lado do utilizador e ilustra a sua missão de ser antes de mais nada uma plataforma de excelência para quem quer escrever.

Por tudo isso, (e sem mencionar outros oradores que acham o mesmo que tu, mas não escrevem sobre o assunto…), não te preocupes. Mesmo.

And yes, smart & cool people everywhere. And t-shirts 😉

Publicado em Oradores | Etiquetas | Comentários fechados em Em que a Ana Silva explica porque é que vem falar

Festa!

As más linguas dizem que organizámos este WordCamp só por causa disto.

Nós dizemos que este é um dos principais motores do networking neste género de eventos.

Seja como for, comprámos bilhetes para o Clube Ferroviário, o comboio da noite lisboeta. Todos os participantes no WordCamp têm direito a duas bebidas gratuitas a partir das 21:30 do dia 24, com a apresentação do badge do evento. Não o deite fora!

O Clube Ferroviário é interclassista, gosta da diversidade, da ousadia, do rasgo e da atitude. Gosta de crianças, dos pais das crianças, de pessoas apaixonadas e divertidas, gente com brilho e personalidade, adora o lado boémio da vida mas também a tranquilidade e o lazer. Acima de tudo gosta de todas as pessoas que têm algo interessante a dizer ou partilhar. É o Clube Ferroviário!

Publicado em Festa | Etiquetas , , | 1 comentário

Orador confirmado: Drew Strojny (Theme Foundry)

Confirmámos mais um orador de peso neste WordCamp, o Drew Strojny da Theme Foundry e que vem falar sobre o negócio de desenvolver e vender temas premium.

Drew Strojny é o fundador e director da Jestro, uma empresa de Boise (Idaho), mais conhecida pelo seu projecto de temas para WordPress, a Theme Foundry.

Drew é licenciado pela Duke University, em Filosofia. Foi seleccionado pelos New York Giants para a temporada de 2004 da NFL. Retirou-se da NFL em 2007 e fundou a Jestro, com a sua esposa Jennifer, nesse mesmo ano.

Vídeo

David Cowgill, Brian Gardner, Drew Strojny, Lance Willett: Making Money And Having Fun Selling WordPress Themes

Siga Drew Strojny

No Twitter
Theme Foundry

Publicado em Oradores | Etiquetas , , | Comentários fechados em Orador confirmado: Drew Strojny (Theme Foundry)

Orador confirmado: Sérgio Carvalho

Sérgio Carvalho é o director técnico da Portugalmail. Formado em Engenharia Informática pela FEUP, fez parte da equipa que originalmente desenhou o serviço de email da Portugalmail em Portugal, quando este foi transferido de regime de outsourcing para dentro de portas.

Actualmente, está ligado à equipa técnica que suporta o serviço Blog.com, e focado nos desafios trazidos pelo posicionamento das plataformas de blogging no ecosistema de redes sociais ainda em convolução.

Publicado em Oradores | Etiquetas , | Comentários fechados em Orador confirmado: Sérgio Carvalho

Novo parceiro: Merchsupply.com

Temos um novo parceiro, a Merchsupply.com. O mistério adensa-se…

Publicado em Parcerias | Comentários fechados em Novo parceiro: Merchsupply.com

Orador confirmado: Hugo Baeta

Custou, mas foi 😛 Lá convencemos o Hugo Baeta, da Automattic e colaborador muito activo na comunidade Portuguesa de WordPress a partilhar alguma da sua experiência neste WordCamp.

Hugo Baeta trabalha profissionalmente como webdesigner e front-end developer desde 2004, dedicando-se especialmente a criar interfaces e design para a web. Contribui activamente para a Comunidade Portuguesa de WordPress ao escrever artigos para o blog da comunidade e como administrador do forum.

No presente trabalha na Automattic como Social Designer para o WordPress.com. Segundo o próprio é o seu trabalho de sonho onde tem o privilégio de trabalhar lado a lado com algumas das pessoas mais inteligentes que já conheceu.

Nascido e criado em Lisboa, cidade que ama, não consegue deixar de viajar regularmente pois diz que lhe estimula a criatividade. Está neste momento a estudar “Webdesign & New Media” num programa online na San Francisco Academy of Art University.

(Nota: A equipa do Hugo, Team Social, responsável não só por todas as funcionalidades “sociais” do WordPress.com, como também pelo muito popular plugin Jetpack, vai estar em peso neste WordCamp. Aproveite para perguntar o que quiser!)

Siga Hugo Baeta

blog Just Hugo
No Twitter
No LinkedIn

Publicado em Oradores | Etiquetas , , | 2 comentários