Mergulha no desenvolvimento – conhece o nosso sexto grupo de oradores

Sexto grupo dos oradores: Milana Cap, Ryan Welcher, Nemanja Cimbaljevic.

Hoje anunciamos mais um grupo incrível de oradores para o WordCamp Lisboa 2025! Estes especialistas trazem uma forte bagagem técnica e vão falar sobre temas como a Interactivity API, blocos personalizados no Gutenberg e agendamento de tarefas no WordPress.

Vamos conhecê-los!


Milana Cap

Milana é engenheira WordPress na XWP, freelancer na Toptal, representante da equipa de Documentação do WordPress e teve papéis de liderança nas releases do WordPress entre as versões 5.8 e 6.2. Organizou alguns dos maiores eventos da comunidade, como o WordCamp Europe 2018 e 2019. Na sua sessão, “WordPress Gems for Devs: Interactivity API”, Milana irá explorar esta nova API inspirada nos Live Components do Symfony, pensada para velocidade, extensibilidade e renderização no servidor.

Ryan Welcher

O Ryan é Developer Advocate patrocinado pela Automattic, com o objectivo facilitar a vida de programadores que trabalham com Gutenberg e WordPress. O Ryan vai dar uma talk e também um workshop com o título “Connecting custom fields – From meta boxes to blocks and beyond”, onde vai mostrar como integrar campos personalizados na experiência moderna do editor do WordPress. Vai abordar o uso das APIs do Core, a criação de interfaces alternativas, a integração de ferramentas como ACF, SCF ou Pods e o uso de block bindings para conectar blocos nativos aos teus campos personalizados.

Nemanja Cimbaljevic

O Nemanja é um programador full-stack de WordPress, da Sérvia, com quase duas décadas de experiência em desenvolvimento PHP e otimização de performance. Na sua sessão, “Crond service, WP Cron and why Action Scheduler does it better”, Nemanja vai comparar três abordagens para agendamento de tarefas: crond, wp-cron e Action Scheduler. Com exemplos práticos — como a sincronização diária de 100.000 produtos —, vai demonstrar as vantagens do Action Scheduler, como o implementar corretamente e porque, muitas vezes, a melhor solução passa por combinar várias ferramentas.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *