“Como criar uma loja online em WordPress” e “Como optimizar uma loja online em WordPress” são as duas partes do workshop para iniciados do WordCamp Lisboa 2019.

Marcado para o primeiro dia do WordCamp, sábado, 18 de Maio, os workshops vão ajudar os participantes a obter as bases para lançar o seu (ou de outros) projecto de comércio electrónico.

Tal como vem acontecendo desde 2016, o WordCamp da Comunidade Portuguesa de WordPress volta a oferecer aos participantes nestes workshops o registo de domínio e o alojamento, por 1 ano, numa parceria com a PT Servidor.

Os bilhetes para os workshops estão esgotados.

Programa:

Manhã 9h30 – 13h00

Dos 0 aos 100 – Criar um loja online em WordPress

Com este Workshop pretendemos ajudar os utilizadores recém chegados ao WordPress a dominar o software e a sentirem-se preparados para o desafio de criar uma loja online.

Haverá uma pausa para o café.

  • Instalação e Configuração – Da instalação do WordPress via cPanel, até à instalação do plugin, passando pelas configurações de todas as opções necessárias para a tua loja funcionar de forma correcta para o mercado nacional e internacional.
  • Extensões – No meio de milhares de plugins disponíveis, gratuitos e pagos, surgem sempre dúvidas sobre quais utilizar. Vamos abordar quais são os plugins mais interessantes para instalares na tua loja online.
  • Métodos de Pagamento – Uma das partes mais importantes de uma loja é a facilidade com que os seus utilizadores conseguem terminar a sua compra e efectuar o pagamento da sua encomenda de forma segura e rápida.
  • Métodos de Entrega – A entrega faz a diferença na percepção do consumidor. Para isso é necessário configurar todo o sistema para disponibilizar essa informação, incluindo algumas opções como por exemplo, calcular o custo por peso.
  • Importação de ficheiros – Para importar dados pode-se usar o importador. É um método rápido para importar produtos ou encomendas entre sistemas.
  • Gestão de Produtos, Categorias e Galerias – Apresentar de forma correcta os produtos no teu website e categorizá-los correctamente é essencial para criar uma boa experiência de navegação. Vais configurar diversos tipos de produtos e disponibilizar todos os seus detalhes.
  • Preços e Promoções – Como definir o preço, taxas e promoções e até cupões para a tua loja.
  • Erros comuns – Acontece a todos, por isso, aqui vamos apresentar maneiras de ultrapassar estes erros.
  • Dúvidas? – Vamos esclarecer algumas das principais dúvidas que te ocorram ao longo do percurso.

Tarde 14h30 – 18h00

Dos 100 aos 200 – Optimizar a loja em WooCommerce

A segunda parte do Workshop permitirá optimizar a nossa loja online, tendo em conta os desafios de uma loja em Portugal, extensões, melhores práticas e segurança.

Haverá uma pausa para o café.

  • Temas com suporte ao WooCommerce – Identificar temas com suporte ao WooCommerce e a sua instalação no nosso site WordPress.
  • Funcionalidades extra com extensões – Dá para ter revendedores na nossa própria loja? Ou utilizadores com acesso mensal ao nosso site? Podemos vender bilhetes? Vamos descobrir como adicionar funcionalidades extra com extensões ao WooCommerce.
  • Loja Online Portuguesa – Que plugins devo utilizar para me facilitar as vendas em Portugal? Como adiciono o NIF ou preços para zonas diferentes em Portugal?
  • Zonas de Envio e métodos de entrega –  Quantas zonas podemos criar? Será que podemos atribuir diferentes métodos de entrega? E calcular portes através do peso dos produtos?
  • Sistemas de Facturação – Ver as opções para configurar o  Invoicexpress e Moloni
  • Velocidade e Segurança em sites WordPress – Identificar os vários desafios que temos na segurança e velocidade de um website.
  • Dúvidas? – Vamos esclarecer algumas das principais dúvidas que te ocorram ao longo do percurso.

O programa proposto pode sofrer alguma alteração de acordo com a aptidão dos formandos.

Publicado por Jose Freitas

I help small and medium businesses to create communication strategies to have more customers and make more sales. WordPress sites are always in the center of the ecosystem. For 25 years I was a journalist. I'm a committed advocate of WordPress community as a way to change the world. One site at a time. Using WordPress since 2008.

WordCamp Lisboa 2019 is over. Check out the next edition!