Oradores

Alexandre Marreiros

Licenciado em Engenharia de Informática e Computadores pelo ISEL, cedo começou as suas aventuras na área de desenvolvimento de software tendo começado com trabalhos como programador freelance em J2EE, .net e sistemas de informação.

Finda a Licenciatura dedicou-se durante 1 ano ao estudo e investigação na área da Inteligência Artificial e em 2005 resolveu apostar no desenvolvimento de sistemas e aplicações web tendo sido programador e mais tarde arquitecto de software. Em janeiro de 2010 passou a exercer as funções de CTO da Innovagency, as quais mantém até aos dias de hoje como actividade profissional.

Dedica-se em part-time à formação e oratória na área de desenvolvimento de software e das TICS. Em 2010 deu início ao seu projecto pessoal, chamado Digital Mind Ignition, com o objectivo principal de permitir a pessoas e empresas de tirar um maior partido da evolução técnologica na área do digital, através da partilha e formação de profissionais e serviços de consultadoria e arquitectura de software.

Algum do trabalho de Alexandre pode ser acompanhado através de digitalmindignition.com do seu twitter @alexmarreiros.

O Alexandre vem ao WordCamp mostrar como é afinal fácil criar os seu próprios plugins.

Andrea Rota

O Andrea é co-fundador e CTO da Xelera, faz pesquisa e é developer no cetro LSE Cities da London School of Economics, é ainda director na Liquid Culture.

Designa-se como etnólogo, desenvolve soluções para infra-estruturas de informação sustentáveis que promovem a inovação e a mudança nas organizações e empresas. Trabalha exclusivamente com software free/open source e preferencialmente com clientes envolvidos em projectos de cariz social e meio ambiente.

No seu tempo livre viaja com a sua esposa em busca de destinos calmos e tranquilos, faz planos para uma possível mudança para Portugal e ocasionalmente documenta as suas despretensiosas experiências na cozinha no seu quase-vegan blog http://mey.vn

Cristi Burcă (scribu)

Cristi Burcă (scribu), quase não precisa de apresentações, já que é um nome familiar para quem desenvolve com WordPress. Aliás, basta consultar a página Sobre o WordPress → Créditos no painel do vosso site para perceber porquê.

O seu contributo tornou-se particularmente visível na versão 3.1, com a possibilidade de ordenar colunas de listas no painel e também com as novas funcionalidades de queries de taxonomias e de metadados. Além disso é ainda muito possível que estejam a usar um ou mais plugins da sua autoria, já que criou não menos do que 31!

Este Romeno de apenas 23 anos já tem um nome e reputação inigualáveis na comunidade internacional e é com grande orgulho que anunciamos que estará no WordCamp para apresentar temas mais avançados para desenvolvedores e até talvez coordenar parte do hack-day.

Gonçalo Peres

Webdeveloper freelance por vocação, sócio fundador dum videoclube de culto “à antiga”, por paixão e pai de dois rapazolas. Acredita e tenta pôr em prática todos os dias o conceito de small is beautiful e live simply, so others may simply live. Utiliza a bicicleta como meio de transporte sempre que pode. Provavelmente o que mais gosta de fazer é viajar de mochila às costas e sem planos pela Ásia e América Latina.

Desde 2009 tem vindo a renovar e criar novos sites em WordPress para a Workmedia, uma empresa com várias publicações online e em papel. O WordPress é para o Gonçalo uma excelente ferramenta, mas é acima de tudo uma comunidade mundial de pessoas que, através das iniciativas locais, provam que small is indeed beautiful.

Hanni Ross

Hanni é Happiness Lead na Automattic, onde passa os dias a tentar garantir a felicidade dos utilizadores do WordPress.com. Por outras palavras, é a responsável máxima pelo suporte aos utilizadores.

Apaixonada por direito, que estudou tanto no Reino Unido como em França, pode muitas vezes ser vista a mergulhar num livro de jurisprudência ou talvez a ver episódios do West Wing.

Gosta de correr, não sabe cantar, viaja de vez em quando e escreve no seu blog (muito originalmente chamado Hanni Ross), faz demasiadas perguntas e tem sempre uma caneca de café na mão.

Hugo Fernandes

Hugo Fernandes é Interactive Designer e Creative Technologist.

Após 8 anos na Active Media, decidiu que era hora para desbravar o seu próprio caminho; agora freelancer, tenta aliar as duas paixões da sua vida: design e programação. É o que se chama de “híbrido”, seja lá o que isso for. Para ele, a programação é uma extensão do design de interacção, daí a importância da relação entre os dois.

Apaixonado pela web e pela interactividade, pocura ser agnóstico no uso que dá à tecnologia e na forma como a aplica aos projectos.

Passe por www.imhugo.com para o conhecer melhor.

Kim Gjerstad

Kim trabalha no plugin Wysija, um plugin para envio de Newsletter e notificação de novos artigos.

Vive em França, nasceu em São Francisco, cresceu em Maputo e Montréal. A sua casa foi também em Kinshasa durante 5 anos.

Apaixonou-se pelo WordPress e tem vivido online desde então.

Laura Carvalho Alves

Jornalista freelancer – lol, como se isso fosse considerado emprego à séria neste país.

Bloga e facebooka, de maneira que usa verbos estranhos que seriam considerados línguagem de alienígena há 10 anos atrás. Não instagrama e não twitta, apesar de tudo. Mas wordpressa e tumblra.

Sempre escreveu para suportes papel, algo que ainda faz, por teimosia. Trabalhou na revista Forum Estudante, no jornal Mundo Universitário, colaborou com o jornal Sol, e escreve ainda para as revistas DIF e B – Cultura da Bicicleta, além de produzir conteúdos para outras publicações especializadas em áreas como o comércio e a saúde.

Actualmente o projecto criativo ao qual está a dedicar mais mimos é o From Portugal, With Love.

Luís Filipe Cristovão

Luís Filipe Cristóvão nasceu em 1979 e formou-se em Literatura.

Durante sete anos foi responsável editorial e livreiro da Livrododia, ajudando uma pequena editora a fazer-se notar, muito graças a trabalho feito em blogues e redes sociais.

Há cerca de um ano mudou-se de armas e bagagens para o marketing desportivo, onde faz gestão de conteúdos e redes sociais. Também trabalha como jornalista freelance na área do desporto.

Entre uma coisa e outra passou imenso tempo a navegar na internet, a participar em associações, a escrever em blogues e livros, a criar redes de partilha de interesses e a olhar para o mundo.

Encontram-no pelo facebook e pelo twitter.

Noel Tock

Noel é o fundador do happytables, uma solução SaaS (Software as a service) para sites de restaurantes, construída com WordPress.

Além de ser o organizador do grupo de utilizadores de Zurique (Suíça) e ter sido recentemente destacado na .NET e WP Quarterly Magazine, foi ainda um dos oradores convidados no WordCamp San Francisco 2012.

O Noel tem um fraco por cães abandonados e cerveja fresca.

Nuno Ramos

Nuno Ramos é consultor de comunicação na área da tecnologia na AEMpress.

Antes de abandonar o jornalismo no início de 2011, participou no desenvolvimento da inovadora revista digital interativa GuestList tmn e no primeiro número da BGamer Digital. Foi também jornalista nas publicações Revista Smash!, Hi-Gamers e PTGamers. Colabora ocasionalmente com artigos de opinião para a BGamer.

Pratica futurologia digital e é um apaixonado por comunicação, startups, videojogos e black metal dos anos 80.

Podem acompanhar o Nuno no seu blogue – Digital Doings – ou numa rede social por aí.

Ryan Hellyer

Ryan Hellyer é um especialista WordPress neozelandês a viver actualmente na Noruega. Trabalha a full-time como WordPress developer na Metronet.no

É o criador de uma grande variedade de plugins, tais como filtros de spam, sistemas de backups, ordenação de menus e muito mais. Escreve sobre WordPress no PixoPoint.com, recentemente no WP Realm e também sobre ele próprio na forma de fotos em RyanHellyer.net.

No WordCamp vai-nos falar sobre as suas experiências mais recentes em como fazer a transição entre um site WordPress extremamente lento para um dos mais rápidos sem gastar uma fortuna.

Vasco Marques

Ao longo de mais de 10 anos tem-se dedicado ao desenvolvimento e gestão de e-Business e é cada vez mais fã do WordPress!

MBA (Master of Business Administration) com especialização em Sistemas de Informação e e-Business. É também docente no Ensino Superior, em disciplinas de Licenciatura e Pós-graduações em áreas relacionadas com Redes de Informação, e-Business, Ferramentas Digitais e Marketing Digital.

Possui vasta experiência profissional e formativa em Tecnologias de Informação e Comunicação, Desenvolvimento Web, Redes Sociais, Computação Gráfica e Multimédia.

É Microsoft Certified Trainer (MCT) e Google Certified Professional.

Pode acompanhar algum do trabalho que tem realizado em www.vascomarques.net

Vem ao Wordcamp apresentar o Caso Marketing Portugal

Mais info: www.vascomarques.net/cv
Facebook: www.facebook.com/vasco.marques1
Twitter: www.twitter.com/vascomarquesnet
Linkedin: www.linkedin.com/in/vascomarques

Zé Fontainhas

Vive perto de Lisboa, junto à praia. Toca bateria. É um dos fundadores da Comunidade Portuguesa de WordPress e da Comunidade Brasileira WordPress e editor sénior do site de notícias WP Realm. É também o community lead das comunidades de tradução do WordPress para mais de 90 idiomas, core developer da plataforma GlotPress e core contributor do WordPress.

Tem o seu próprio projecto de  consultoria dedicada a projectos em WordPress

Está à disposição de todos para quaisquer perguntas relacionadas com localização, internacionalização e dry martinis.