O WordCamp Lisboa 2019 não marca apenas o regresso do WordCamp à capital. Traz consigo um novo símbolo da Comunidade Portuguesa de WordPress, o Wapuussoa.

Como tantos outros wapuus que a Comunidade WordPress tem dado a conhecer, o Wapuussoa vai buscar a uma figura incontornável da cidade de Lisboa os traços que o tornam genuinamente alfacinha e português.

Foi em Lisboa que o poeta maior do século XX português nasceu, a 13 de Junho de 1888. Fernando Pessoa passou a infância e parte da juventude na África do Sul, onde recebeu educação inglesa. Não é estranho, por isso, que fossem em inglês os seus primeiros poemas e publicações.

Já depois do regresso da família a Lisboa, Pessoa retorna sozinho à Cidade do Cabo ainda adolescente, para prosseguir os estudos e frequentar a universidade local. Volta a Lisboa para o curso de Filosofia na Universidade de Letras, que abandona dois anos depois.

Almada Negreiros, Retrato de Fernando Pessoa, 1964. Coleção CAM, FCG, Lisboa

Nessa altura entra em contacto com importantes escritores portugueses. Inicia a sua atividade de ensaísta e crítico literário na revista A Águia e frequenta tertúlias literárias da capital, como a do café A Brasileira, no Chiado, e mais tarde a do Martinho da Arcada, na Praça do Comércio.

Impulsiona o movimento Modernista em Portugal, liderando o grupo que lança a revista Orpheu em 1915, constituído, entre outros, por Mário de Sá-Carneiro, Raul Leal ou Almada-Negreiros.

Vários poetas ao mesmo tempo

Um dos traços mais característicos da escrita de Fernando Pessoa é a sua heteronimia, que teve início ainda nos seus primeiros escritos em criança. Ao contrário dos pseudónimos, cada um dos heterónimos de Fernando Pessoa tem uma biografia própria e distintos traços de personalidade. Cada qual com o seu mundo próprio, representando partes distintas do que animava a vida do autor.

Monumento de Lagoa Henriques em homenagem a Fernando Pessoa, junto ao café A Brasileira, no Chiado (foto de Nol Aders, 2005)

Os três heterónimos mais conhecidos e com maior obra poética são Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Um quarto heterónimo de grande importância na obra de Pessoa é Bernardo Soares, autor do Livro do Desassossego, obra literária de referência do século XX. Ao contrário dos três primeiros, com biografia completa que incluía mesmo a data do nascimento e da morte, Bernardo Soares tem muitas semelhanças com Fernando Pessoa.

Os estudos pessoanos têm variado no número de heterónimos atribuídos ao escritor, com os mais recentes e de critério mais lato a ultrapassar a centena!

Criador taciturno e cosmopolita

O Wapuussoa é uma supreendente versão colorida (e fofinha) de um génio literário apanhado no âmago dos questionamentos humanos, que opõe civilização e natureza, cultura e ignorância, pertença e isolamento, sonho e mundanidade.

Não é estranho, por isso, que a sua caracterização seja difícil, e que faltem os adjectivos com que o Wappuus Field Guide descreve a personagem.

Wapuussoa

O Wapuussoa foi “descoberto” por Pedro Mendonça, organizador e orador do WordCamp Lisboa 2019.

A espécie, parece óbvio, será a Literária. Para descrever a altura, recuperemos as palavras de Alberto Caeiro:

Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura…

Alberto Caeiro, in “O Guardador de Rebanhos – Poema VII”

A sua primeira aparição pública será neste WordCamp Lisboa 2019, que decorre já no próximo fim-de-semana no ISCTE.

Quanto ao peso…

Tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Fernando Pessoa

A localização, essa, é fácil: Lisboa.

Publicado por Alvaro Gois dos Santos

Formou-se em Psicologia e desenvolveu actividade profissional na área gráfica desde os anos 1980. Dedicou-se à edição, tradução, revisão, design e ao WordPress. Em 2005 criou a ovni, editora dedicada a géneros menos comuns. Actualmente colabora com a Empower (https://empower-up.pt). Apaixonado pela flexibilidade e simplicidade de processos do WordPress, procura privilegiar a usabilidade dos suportes, sejam digitais ou analógicos. Faz parte da Comunidade Portuguesa de WordPress (https://wp-portugal.com), é tradutor, gestor de idioma do WordPress para Portugal e participa na organização de WordCamps. I majored in Psychology and have worked with graphic design and DP since the 1980s. I've done editing, translation, proofreading, design, and websites with WordPress. In 2005 I created my own press, called ovni, dedicated to microfiction. Currently I work with Empower (https://empower-up.pt). Passionate about the flexibility and simplicity of processes when using WordPress, I give special attention to media usability, digital or analog. I'm a part of the Portuguese WordPress Community (https://wp-portugal.com), translating and managing the Portuguese WordPress version and organizing WordCamps.

WordCamp Lisboa 2019 is over. Check out the next edition!