Código de conduta


1. Objectivo

No WordCamp Lisboa acreditamos que a nossa comunidade deve ser verdadeiramente aberta a todos. Como tal, estamos empenhados em proporcionar um ambiente amigável, seguro e acolhedor para todos, independentemente do género, orientação sexual, deficiências, etnia, religião, idade, classe social, sistema operativo preferido, linguagem de programação, ou editor de texto, entre outras características identificadoras.

Este código de conduta estabelece as nossas expectativas em relação ao comportamento dos participantes, bem como as consequências para comportamentos inaceitáveis.

Convidamos todos os patrocinadores, voluntários, oradores, participantes e outros a ajudar-nos a criar uma experiência segura e positiva para todos.

2. Cidadania Open Source

Um objectivo suplementar deste código de conduta é aumentar a cidadania do Open Source (código aberto), incentivando os participantes a reconhecer e fortalecer as relações entre o que fazemos e a comunidade em geral.

3. Comportamento esperado

  • Ser atencioso(a), respeitoso(a) e colaborativo(a).
  • Abster-se de comportamentos e discursos humilhantes, discriminatórios ou de assédio.
  • Ter consciência de quem está em redor e dos colegas participantes. Alertar os organizadores da conferência ao detectar uma situação perigosa ou alguém em perigo.
  • Participar de forma autêntica e activa. Ao fazê-lo está a ajudar a criar o WordCamp Lisboa e a torná-lo seu.

4. Comportamento inaceitável

Comportamentos inaceitáveis incluem: conduta intimidante, assediante, abusiva, discriminatória, depreciativa ou humilhante por parte de quaisquer participantes do WordCamp Lisboa e eventos relacionados. Os espaços do WordCamp Lisboa podem ser partilhados com outras pessoas, por favor respeite todos os clientes desses locais.

Assédio inclui: comentários verbais ofensivos relacionados com o género, orientação sexual, raça, religião, deficiências, o uso desadequado de imagens de nudez ou sexuais em espaços públicos (incluindo slides de apresentações), intimidação deliberada, perseguição, assédio fotográfico ou vídeo, interrupção contínua de conversas ou outros eventos, contacto físico inapropriado e atenção sexual indesejada.

A promoção de produtos ou serviços comerciais está reservada aos patrocinadores do evento, não incluindo os microsponsors.

5. Consequências de comportamento inaceitável

O comportamento inaceitável não será tolerado por outros participantes, organizadores, patrocinadores, staff dos locais ou outros clientes dos locais do WordCamp Lisboa.

É esperado que, a quem for solicitado que pare com comportamentos inaceitáveis, cumpra de imediato esse pedido.

Se um participante se envolver em comportamento inaceitável, a organização da conferência pode tomar qualquer acção que considere apropriada, incluindo a expulsão da conferência, sem aviso ou reembolso.

6. O que fazer se testemunhar ou for sujeito(a) a comportamento inaceitável

Se for sujeito(a) a qualquer comportamento inaceitável, observar que outra pessoa está a ser sujeita a comportamento inaceitável ou tiver outra preocupação, por favor, informe o mais rapidamente possível alguém da organização da conferência.

A equipa do WordCamp Lisboa estará disponível para ajudar a contactar a segurança do local ou as forças de segurança, providenciar escolta, ou ajudar de outra forma, quem for sujeito a comportamentos inaceitáveis, para que se sintam seguros durante a conferência. Os voluntários usam uma t-shirt de cor amarela. Qualquer voluntário poderá fazer a ligação com a organização da conferência. Pode ainda dirigir-se à área de registo e pedir a comparência de alguém da organização.

Existem dois organizadores, Álvaro Góis dos Santos e Fernanda Filipe, escalados especificamente para a ligação com os participantes, cujos contactos directos serão tornados públicos durante a conferência.

7. Âmbito

Esperamos que todos os participantes na conferência (patrocinadores, voluntários, oradores, participantes e convidados) cumpram este código de conduta em todos os locais da conferência e eventos sociais relacionados.

8. Informação de contacto

Pode contactar-nos através do formulário online.

9. Licença e Créditos

Este Código de Conduta é uma adaptação directa do excelente trabalho do Open Source Bridge, mas com a substituição da informação do nosso evento. O original está disponível em Open Source Bridge 2018 (arquivado) e é disponibilizado segundo uma licença Creative Commons de Atribuição – Partilha nos Termos da Mesma Licença.